APROCAF: FORTALECENDO A REDE DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A situação de vulnerabilidade e riscos às violências domésticas contra crianças e adolescentes e ao abuso e exploração sexual aumentou significativamente neste período de pandemia do COVID 19.
O isolamento social provocou o distanciamento das crianças e adolescentes de importantes órgãos que integram a rede de apoio como creches e escolas de ensino infantil e fundamental. Estima-se um aumento de até 32% da violência contra crianças e adolescentes durante a pandemia.
Com o retorno às aulas presenciais, as instituições de educação – creches e escolas – desempenham um importante papel no acolhimento das crianças e adolescentes, sendo um espaço de reconhecimento das violências.
No intuito de oferecer orientação à equipe das escolas, direção, professores e funcionários, a APROCAF, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está realizando o minicurso “Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, ao Abuso e à Exploração Sexual – Conceituação das Violências, Identificação e Sinais, Como Agir para Proteger”. A capacitação está a cargo da psicóloga Mércia Fuzetti de Almeida Troncon, através de prestação de serviço, com participação da coordenadora voluntária da OSC.
Esta ação faz parte do Projeto Tecendo a Rede Criança com apoio do Itaú Social –Projeto selecionado 2019 –IR Cidadão, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No final os participantes recebem o Manual de Orientação, elaborado pela equipe da OSC e também um tablóide “Dê voz a quem não tem”.
Maria Lúcia Martins Galetti – Coordenadora voluntária