As ações foram desenvolvidas pelo Projeto Tecendo a Rede Criança com apoio do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, aprovado através de Edital.
Os alunos dos quintos anos e sextos anos das escolas do município de Lucélia participaram de palestras promovidas pela APROCAF. O tema foi desenvolvido pela psicóloga Mércia Fuzetti de Almeida Troncon, através de prestação de serviço, abordando os tipos de abuso sexual, como ocorre, como identificar, o que fazer para se proteger.
A auto proteção é considerada atualmente a estratégia mais eficaz na prevenção do abuso sexual. A psicóloga desenvolveu o tema trabalhando também com o gibizinho “Brasilzinho – Todos Juntos em Defesa das Crianças e Adolescentes”.
A parceria com a EMEF “Maria do Carmo de Menezes Mendonça”, EMEF “Argemiro de Almeida Gonzaga”, e com a EMEF “Prof. Carlos Bueno” possibilitou a participação de 150 alunos dos quintos anos. E através da parceria com a EMEF ”Soledade Domingues Iglésias”, EE “Prof. Carlos Umberto Carrara” e EE “José Firpo” participaram 195 alunos dos sextos anos. Foram atingidos no total 345 crianças/adolescentes os quais receberam o Gibizinho alusivo ao tema, fornecido pela APROCAF.
Maria Lúcia Martins Galetti – Assistente Social, colaboradora voluntária da OSC