Final de ano! Mas, que ano? Que ano foi esse que não nos encontramos, não nos abraçamos, não nos beijamos… somos todos mascarados, às vezes nem nos reconhecemos ao cruzarmos a rua… temos medo que nos toquem, temos medo de pegar uma caneta que o outro pegou, medo que fiquem muito perto de nós… Que falta nos faz ver e sentir os sorrisos…
Nós da APROCAF, fizemos em 2020 o que nos foi possível fazer nessa época de pandemia, de quarentena, de medos, de cuidados conosco mesmos e com nossas crianças, adolescentes e suas famílias. Sentimos saudades dos grupos de crianças e adolescentes, nos quais brincávamos, desenhávamos, cozinhávamos, fazíamos artesanatos, comemorávamos os aniversariantes do mês, ficávamos juntos, crescíamos juntos aprendendo uns com os outros. Sentimos saudades dos grupos de pais/responsáveis, nos quais sempre tínhamos um tema de educação de filhos para discutir, encontros de troca de informações, angústias e aprendizagem mútua.
Com a chegada desse vírus, dessa pandemia, da quarentena nos vimos obrigados a seguir as orientações de isolamento social. Mas não ficamos parados, nossas crianças/adolescentes precisavam de nós… atendimentos online foram introduzidos, telefonemas, whatzapps (que maravilha a internet!), conseguimos doar kits, cadernos para colorir, cestas básicas, máscaras…
Infelizmente, os casos de violências intrafamiliares foram aumentando. E aumentaram e muito com o isolamento social, com a falta das escolas, das creches, dos projetos sociais. Demos atendimentos presenciais àqueles mais graves, pois precisávamos estar perto, olho no olho, acolher de forma integral.
Com o retorno presencial no início de agosto tentamos suprir o tempo afastados.
Sonhamos com um ano de 2021 diferente de 2020, apesar desse vírus ainda não ter sido dizimado. Desejamos que haja mais respeito, carinho, amor, diálogo entre pais/responsáveis e seus filhos. A criança só pede um olhar, só deseja ser vista e ouvida. Quando há amor e respeito pelo outro, seja criança ou não, haverá harmonia, haverá a paz tão desejada nesse Natal e em todos os Natais.
A APROCAF deseja às nossas crianças, aos nossos adolescentes e seus familiares, aos nossos parceiros nessa luta contra a violência de crianças e adolescentes, a todos àqueles com quem nos relacionamos, um FELIZ E SANTO NATAL!
Mércia F. A. Troncon, psicóloga colaboradora da Aprocaf.