A APROCAF – Associação de Proteção à Criança, Adolescente e Família de Lucélia, realiza neste mês de março a XI Campanha de Prevenção e Combate à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes do Projeto Tecendo a Rede Criança.
O que é violência doméstica contra crianças e adolescentes?
“Atos e/ou omissões praticados por pais, parentes ou responsáveis em relação a crianças e/ou adolescentes que – sendo capaz de causar à vítima dor ou dano de natureza física, , sexual e/ou psicológica — implica, de um lado, numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da Infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento”. (Dra Maria Amélia Azevedo/Viviane N.A.Guerra- Infância e Violência Doméstica – Módulo 1 p. 5 – LACRI- USP )
Várias violências são cometidas contra crianças e adolescentes dentro dos próprios lares: física, negligência, psicológica, sexual, testemunhal e fatal. A violência intrafamiliar é um tipo de violência silenciosa e camuflada que vitimiza crianças e adolescentes. É a violência que marca mais e profundamente o ser humano.
Diante da complexidade deste fenômeno e da dificuldade de interromper seu ciclo por meio de ações isoladas, faz-se necessário um trabalho em rede de prevenção e enfrentamento. Por isso a APROCAF realiza anualmente esta campanha que tem por objetivos sensibilizar a população em geral sobre a importância da educação sem violência e comprometer os profissionais e a sociedade para que as denúncias sejam efetuadas ao órgão competente que é o Conselho Tutelar, o qual tomará as providências legais para a proteção da criança ou adolescente, ou efetuar a denúncia através do Disque 100.
A população em geral será atingida através de folders que serão entregues pelas Agentes Comunitárias de Saúde e a equipe de trabalho da APROCAF (voluntários e funcionários) fará a entrega do material alusivo à Campanha em todos os órgãos públicos e privados de atendimento às crianças, adolescentes e famílias, tais como escolas, unidades de saúde, de assistência social, entidades, clubes de serviço e conselhos de políticas públicas.
É preciso agir e proteger antes que uma família se torne abusiva e violenta contra suas próprias crianças e adolescentes.
Nesta campanha contamos com o importante apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA, da Loja Maçônica Paz e Liberdade de Lucélia, da parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Agente Comunitário de Saúde, e da colaboração da Secretaria Municipal de Educação, aos quais o Presidente da Aprocaf, Sr. Valdecino de Souza Santos, agradece por tornarem possível a realização das ações programadas.
Equipe de trabalho – APROCAF – Maria Lúcia Martins Galetti- Coordenadora Voluntária