APROCAF – 2020 – ANO DE NOVAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS

Final de ano! Mas, que ano? Que ano foi esse que não nos encontramos, não nos abraçamos, não nos beijamos… somos todos mascarados, às vezes nem nos reconhecemos ao cruzarmos a rua… temos medo que nos toquem, temos medo de pegar uma caneta que o outro pegou, medo que fiquem muito perto de nós… Que falta nos faz ver e sentir os sorrisos…

Nós da APROCAF, fizemos em 2020 o que nos foi possível fazer nessa época de pandemia, de quarentena, de medos, de cuidados conosco mesmos e com nossas crianças, adolescentes e suas famílias. Sentimos saudades dos grupos de crianças e adolescentes, nos quais brincávamos, desenhávamos, cozinhávamos, fazíamos artesanatos, comemorávamos os aniversariantes do mês, ficávamos juntos, crescíamos juntos aprendendo uns com os outros. Sentimos saudades dos grupos de pais/responsáveis, nos quais sempre tínhamos um tema de educação de filhos para discutir, encontros de troca de informações, angústias e aprendizagem mútua.

Com a chegada desse vírus, dessa pandemia, da quarentena nos vimos obrigados a seguir as orientações de isolamento social. Mas não ficamos parados, nossas crianças/adolescentes precisavam de nós… atendimentos online foram introduzidos, telefonemas, whatzapps (que maravilha a internet!), conseguimos doar kits, cadernos para colorir, cestas básicas, máscaras…

Infelizmente, os casos de violências intrafamiliares foram aumentando. E aumentaram e muito com o isolamento social, com a falta das escolas, das creches, dos projetos sociais. Demos atendimentos presenciais àqueles mais graves, pois precisávamos estar perto, olho no olho, acolher de forma integral.

Com o retorno presencial no início de agosto tentamos suprir o tempo afastados.

Sonhamos com um ano de 2021 diferente de 2020, apesar desse vírus ainda não ter sido dizimado. Desejamos que haja mais respeito, carinho, amor, diálogo entre pais/responsáveis e seus filhos. A criança só pede um olhar, só deseja ser vista e ouvida. Quando há amor e respeito pelo outro, seja criança ou não, haverá harmonia, haverá a paz tão desejada nesse Natal e em todos os Natais.

A APROCAF deseja às nossas crianças, aos nossos adolescentes e seus familiares, aos nossos parceiros nessa luta contra a violência de crianças e adolescentes, a todos àqueles com quem nos relacionamos, um FELIZ E SANTO NATAL!

Mércia F. A. Troncon, psicóloga colaboradora da Aprocaf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações
de rastreamento sobre os visitantes.