JUNTE-SE A NÓS! DIGA NÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

                       A APROCAF – Associação de Proteção  à Criança,  Adolescente e Família de Lucélia, realiza neste mês de março a XI Campanha de Prevenção e Combate à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes do Projeto Tecendo a Rede Criança.

O que é violência doméstica contra crianças e adolescentes?

                       “Atos e/ou omissões  praticados por pais, parentes ou responsáveis em relação a crianças e/ou adolescentes que –  sendo capaz de causar  à vítima dor ou dano de natureza   física, , sexual e/ou psicológica  —  implica,  de um lado, numa  transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da Infância, isto é,  numa negação do direito que  crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição  peculiar de desenvolvimento”. (Dra Maria Amélia Azevedo/Viviane N.A.Guerra- Infância e Violência Doméstica – Módulo 1 p. 5 – LACRI- USP )

Várias violências são cometidas contra crianças e adolescentes  dentro dos próprios lares: física, negligência, psicológica, sexual, testemunhal  e fatal. A violência intrafamiliar é um tipo de violência silenciosa e camuflada que vitimiza crianças e adolescentes. É a violência que marca mais e profundamente o ser humano.

Diante da complexidade deste fenômeno e da dificuldade de interromper seu ciclo por meio de ações isoladas, faz-se necessário um trabalho em rede de prevenção e enfrentamento. Por  isso a APROCAF realiza anualmente esta campanha que tem por  objetivos  sensibilizar a população em geral sobre a importância da educação sem violência e  comprometer os profissionais e a sociedade para que as denúncias sejam efetuadas ao órgão competente que é o Conselho Tutelar, o qual tomará as providências legais para a proteção da criança ou adolescente, ou  efetuar a denúncia através do  Disque 100.

A população em geral será atingida através de folders que serão entregues pelas Agentes Comunitárias de Saúde e a equipe de trabalho da APROCAF (voluntários e funcionários)  fará a entrega do material alusivo à Campanha em todos os órgãos públicos e privados de atendimento às crianças, adolescentes e famílias, tais como escolas, unidades de saúde, de assistência social, entidades, clubes de serviço e conselhos de políticas públicas.

É preciso agir e proteger  antes que uma família se torne abusiva e  violenta contra suas próprias crianças e adolescentes.

Nesta campanha contamos com o importante apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA,  da Loja Maçônica Paz e Liberdade de Lucélia,  da parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Agente Comunitário de Saúde, e da colaboração da  Secretaria Municipal de Educação, aos quais o Presidente da Aprocaf, Sr. Valdecino de Souza Santos,  agradece por tornarem possível  a realização das ações programadas.

Equipe de trabalho – APROCAF –  Maria Lúcia Martins Galetti-  Coordenadora Voluntária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações
de rastreamento sobre os visitantes.