Prevenindo Abuso Sexual: APROCAF faz entrega de gibis com orientação para crianças e adolescentes de escolas municipais

Diga NÃO à Violência Sexual Infantojuvenil – ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO CRIMES. Com este tema a APROCAF – Associação de Proteção à Criança, Adolescente e Família de Lucélia está realizando neste mês de maio sua X Campanha de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O abuso sexual pode ocorrer: 1) por pessoas próximas às crianças/adolescentes, dentro da própria família (pai/responsável /padrasto/tios/) ou vizinhos, padrinhos, amigos da família. Infelizmente as estatísticas apontam que na maioria dos casos denunciados os abusos são praticados por essas pessoas; 2) por pessoas estranhas que oferecem “presentes” como balas, doces, roupas a fim de seduzir e enganar a criança/adolescente; 3) por adolescentes mais velhos que abusam de adolescentes mais novos ou de crianças.

A exploração sexual é caracterizada pela utilização sexual da criança ou adolescente com a intenção de se obter lucro ou troca financeira. Ocorre por meio da prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual.

O abuso e exploração sexual também ocorrem pelo meio virtual, com muita incidência atualmente. Os pais/responsáveis devem estar alertas para que os filhos tenham uma navegação segura na internet . Os abusadores/pedófilos iludem as crianças/adolescentes, oferecendo crédito no celular, marcando encontros e as crianças /adolescentes ficam “presas” nessa rede de pedofilia.

Visando a importância da prevenção a Aprocaf está entregando Gibis “Brasilzinho – Todos juntos em Defesa das Crianças e Adolescentes” , com historinhas que retratam essas violências,a fim de ensinar as crianças e adolescentes a se protegerem. Aos alunos dos quintos e sextos anos a psicóloga da Aprocaf, Sra Mércia Troncon está realizando palestras em todas as escolas com o tema “ Prevenindo o Abuso Sexual” com a entrega dos gibis.

Aos alunos dos sétimos, oitavos e nonos anos os gibis estão sendo entregues pela equipe da Aprocaf, Creas, Conselho Tutelar e Cras, com explicação sobre a importância da prevenção e da denúncia. Está também na programação a entrega de folders explicativos aos alunos do ensino médio e a realização de manifesto no centro da cidade neste sábado dia 12/maio.

Lembramos que 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Somente com a sensibilização e conscientização da sociedade em geral – pais, responsáveis, familiares, profissionais da educação, saúde, assistência social e sistema de garantia de direitos – sobre a gravidade desta violência, poderemos PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES . DENUNCIE – Conselho Tutelar –(18) 3551-1122- 99775-0726 – ou DISQUE 100.

A Equipe de Trabalho da APROCAF, e o Presidente, Sr. Valdecino de Souza Santos, agradecem aos parceiros e colaboradores: Loja Maçônica Paz e Liberdade de Lucélia, SEDS- Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal de Lucélia, CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS- Centro de Referência da Assistência Social e Conselho Tutelar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações
de rastreamento sobre os visitantes.