APROCAF realiza curso para pais na EMEI D. Joaninha

Nas ações da X Campanha de Prevenção e Combate à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes que a APROCAF – Associação de Proteção a Criança, Adolescente e Família de Lucélia – realizou no mês de marco, destacamos o Curso para Pais na EMEI D. JOANINHA , ministrado pela Psicóloga Maria Helena Segantin Braga.

O tema central trabalhado foi “EDUCAR FILHOS UM ATO DE AMOR” , com três encontros nos dias 20 e 27 de Março e 3 de Abril onde foram trabalhadas as vivências dos pais com os filhos, através de várias técnicas como roda de conversa, discussões dirigidas e dinâmicas participativas. Foi utilizado também um vídeo “ Pais que se amam” com a Mestra em Educação Meibel Guedes. Os encontros tiveram os temas “Participe da vida de seus filhos”; “Adapte seu modo de tratar seus filhos às características de cada um” e “Estabeleça regras e coloque limites”.

O foco principal do Curso foi sobre como educar a criança, respeitando suas fases de desenvolvimento, suas individualidades e sobretudo disciplinando-a num ambiente familiar harmonioso. E é na família, principalmente, que se firmam suas expectativas e anseios mais íntimos, na busca exterior de seus sonhos, projetos ou cidadania.

Conforme relato da psicóloga Maria Helena, “no núcleo familiar estão as sementes que poderão através da educação, capacitá-la ao convívio social. A educação é a condição básica para o entrosamento na vida social, permeada pelo manejo dos limites dados à criança, imprescindíveis ao controle da impulsividade natural da criança, à disciplina e respeito, partindo principalmente do exemplo dos pais”.

No final de cada encontro foi realizado sorteio de brindes, e ofertado bolo e refrigerante. No encerramento a Aprocaf entregou certificados de participação a 14 pais/responsáveis. A APROCAF representada pelo seu presidente Sr. Valdecino de Souza Santos agradece a parceria da EMEI D. Joaninha através da Diretora Sra. Esther K. Takegawa Landin e ao apoio financeiro da Loja Maçônica Paz e Liberdade de Lucélia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações
de rastreamento sobre os visitantes.